..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Acre ocupa o 3º lugar em ranking de menor tempo de abertura de empresas do país

Acre ocupa o 3º lugar em ranking de menor tempo de abertura de empresas do país

Tempo médio é de 8,1h, o menor já registrado pelo estado

O prazo médio para abertura de empresas no Acre atualmente é de 8,1h, é o que aponta o último Painel Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta quinta-feira (6). O Acre alcançou a terceira posição entre os 27 estados do país, resultado de uma parceria entre Sebrae, Junta Comercial do Estado (JUCEAC) e as 22 Prefeituras Municipais.

A melhoria demonstra o fortalecimento do cumprimento à Lei Complementar nº 123 de 2006, para simplificação dos processos de abertura e regularização das Micro e Pequenas Empresas. Os dados do último relatório, divulgado em maio, apontavam um tempo médio de 16h, o que representa uma redução de cerca de 8 horas.

“O resultado demonstra que o Sebrae e seus parceiros vêm atuando para garantir um processo simplificado e cada vez mais ágil para facilitar a vida do micro e pequeno empreendedor do Acre. Quero destacar os esforços de todos os técnicos envolvidos para o alcance deste importante indicador”, declarou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.

Essa redução no tempo de abertura, aliada à simplificação de processos, impacta no crescimento do número de empresas. Atualmente, contabiliza-se mais de 43 mil negócios no estado do Acre.

A presidente da JUCEAC, Nayara Honorato, destacou a satisfação com o resultado alcançado. “Nosso esforço para tornar o ambiente de negócios no Acre mais eficiente e atrativo é contínuo. A JUCEAC, em parceria com o Sebrae, prefeituras e outras instituições, tem trabalhado arduamente na modernização dos sistemas e na desburocratização dos processos. Acreditamos que cada empresa que abrimos com mais rapidez é emprego que é gerado na ponta e o resultado disso é o desenvolvimento da economia do nosso estado”, disse.

grafico

REDESIM

A Redesim é uma rede de sistemas informatizados necessários para registrar e legalizar empresas e negócios, que tem o objetivo de padronizar os procedimentos, aumentar a transparência e a redução dos custos, e dos prazos de abertura de empresas. Todo esse processo informatizado, linear e único é composto pelos sistemas das instituições que dele participam com comunicação automática.

banner mk xl