..::data e hora::.. 00:00:00

Geral

Acre dialoga sobre turismo na natureza e biodiversidade em Foz do Iguaçu

Acre dialoga sobre turismo na natureza e biodiversidade em Foz do Iguaçu

O Estado do Acre dialogou sobre projetos relacionados ao turismo na natureza e biodiversidade, na 19ª Edição do Festival das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu (PR), na semana passada, com representantes de diferentes instituições de todo o país. O festival é um dos maiores eventos do turismo nacional e apresentou pesquisas importantes relacionadas ao setor.

“Desenvolver estudos sobre o turismo é importante para aprimorar o segmento e esse compartilhamento de ideias é, sem dúvida, necessário para encontrarmos os melhores caminhos para o fortalecimento e crescimento do turismo na nossa região”, destacou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

turismo 002Secretário Marcelo Messias celebrou o intercâmbio com gestores e empreendedores do turismo brasileiro. Foto: Neto Lucena/Secom

Em encontro com a coordenadora de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR – Paraná), Terezinha Freire, a equipe da Sete discutiu as rotas turísticas desenvolvidas pelo IDR e os modelos de desenvolvimento do turismo rural.

“A base para desenvolver o turismo é exatamente esse, de pesquisar sobre o tema e ver os experimentos e descobertas dos nossos colegas do setor. Poder fazer essa troca de experiências e intercâmbio de ideias nos direciona aos melhores caminhos para o crescimento do turismo em nosso estado”, reforçou a diretora de Turismo da Sete, Sirlânia Venturin.

turismo 003Núbia Musis, diretora técnica da Sete, e Sirlânia Veturin, diretora de Turismo, conversam com coordenadora de Turismo Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR – Paraná), Terezinha Freire. Foto: Tadashi/Senac Brasília

Propostas aprovadas

Durante o evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, compartilhou duas aprovações importantes no Congresso Nacional. A primeira delas é a aprovação do Projeto de Lei 545/2024, na última quarta-feira, 5, que prevê a contratação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) por órgãos públicos sem a necessidade de licitação. O projeto segue agora para sanção.

Outra iniciativa, também aprovada pelos senadores, moderniza o turismo brasileiro com a atualização da Lei Geral do Turismo (Lei 11.771/2008). O Projeto de Lei 1.829/19 permite a transferência de recursos de emendas parlamentares para fundos estaduais e municipais do Novo Fundo Geral do Turismo, visando financiar programas no setor. Entre outras propostas, o projeto também inclui na lei o Mapa Brasileiro do Turismo, que orienta a distribuição de recursos para municípios turísticos do país.

banner mk xl