Rio Branco, AC 8 de fevereiro de 2026 21:28
HOME / ESPORTE / Fracasso da base coloca planejamento do Flamengo em xeque

Fracasso da base coloca planejamento do Flamengo em xeque

Rubro-negro decidiu mudar programação e mandar a equipe principal para clássico contra o Vasco pelo Campeonato Carioca

O Flamengo chegou para 2026 com planejamento muito bem definido, para tentar repetir e até superar o sucesso da última temporada. A situação inesperada no Campeonato Carioca, entretanto, fez com que tudo que foi pensado para o início de ano fosse por água abaixo. Sinal de que o grande dilema vivido nos últimos dias afetou o rubro-negro.

Não era esperado pelo departamento de futebol do clube que a equipe formada somente pelos jogadores da base, comandada por Bruno Pivetti, conseguisse estar em ótima situação na busca por uma vaga nas quartas de final. Mas o desempenho e resultados bem abaixo da expectativa deixam o cenário no Ninho do Urubu meio preocupante.

Situação delicada no Carioca

Com apenas um ponto conquistado de nove em disputa — tem um jogo a mais que todos os times, tirando a Portuguesa — o Flamengo vê a esperança pela classificação ao mata-mata se transformar em tensão por uma possível ida ao quadrangular final que vai definir o único rebaixado da competição.

Além da confiança em cima dos jovens ter diminuído bastante após as últimas três apresentações, o rubro-negro tem dois desafios bem duros, dos três que restam para o fim da Taça Guanabara: ainda vai enfrentar o Vasco e Fluminense, respectivamente, além do Sampaio Corrêa na última rodada.

Volta adiantada

A ideia inicial do rubro-negro era apenas usar o plantel principal a partir da estreia no Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no próximo dia 28, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis. No entanto, avaliação mudou com a dificuldade apresentada na competição

O treino desta terça-feira (20), último antes do clássico dos milhões, foi o ponto-chave para diretoria de futebol, junto a comissão técnica, definir o que faria. E a decisão foi por adiantar o retorno dos profissionais aos gramados.

Veja nota oficial do Flamengo

“Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (20), no CT George Helal, com a participação do presidente Luiz Eduardo Baptista, do diretor executivo de futebol José Boto e do técnico Filipe Luís, ficou definido que o Flamengo será representado por seu elenco profissional no clássico contra o Vasco da Gama, nesta quarta-feira (21).”

É diante dessa conjuntura que o Flamengo tenta uma virada de chave no Campeonato Carioca. E o primeiro passo será contra o cruz-maltino, na quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.