Rio Branco, AC 3 de fevereiro de 2026 23:58
HOME / GERAL / Eleições para reitoria da Ufac têm data definida; campanha começa em fevereiro

Eleições para reitoria da Ufac têm data definida; campanha começa em fevereiro

Consulta eleitoral vai definir os nomes para reitor(a) e vice-reitor(a) no quadriênio 2026-2030. Edital detalha regras de candidatura, prazos e funcionamento do sistema de votação

As eleições para os cargos de reitor(a) e vice-reitor (a) da Universidade Federal do Acre (Ufac) para o quadriênio 2026-2030 já têm data definida: quinta-feira, 19 de março de 2026. O edital, que regulamenta o processo de consulta eleitoral, foi publicado na última sexta-feira (30).

De acordo com o documento, as eleições ocorrerão das 8h às 21h, de forma on-line. Estão aptos a votar docentes e técnicos administrativos em exercício, além de estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e no Colégio de Aplicação, desde que tenham 16 anos ou mais na data da eleição.

⚠️ As inscrições das chapas ocorrem entre os dias 10 e 12 de fevereiro, exclusivamente de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Podem se candidatar docentes da carreira de magistério superior da Ufac, em efetivo exercício, que sejam professores titulares, associados nível 4 ou que possuam título de doutor.

O processo, que funciona como uma consulta prévia à comunidade universitária, serve de base para a elaboração da lista tríplice que será encaminhada, posteriormente, ao Ministério da Educação (MEC) pelo Colégio Eleitoral Especial da Ufac.

As candidaturas devem ser registradas em chapa conjunta, com indicação dos nomes de reitor(a) e vice-reitor(a), além da apresentação de documentos obrigatórios, como currículo Lattes, plano de trabalho para o período de 2026 a 2030, estimativa de gastos de campanha e comprovação dos requisitos funcionais. A homologação final das candidaturas está prevista para 25 de fevereiro.

Campanha

A campanha começa, oficialmente, em 25 de fevereiro, e segue até 18 de março, véspera da votação. O edital estabelece uma série de regras para a divulgação das candidaturas, com foco na isonomia entre as chapas e na preservação das atividades acadêmicas e administrativas da universidade.

Entre as restrições estão a proibição de impulsionamento pago em redes sociais, uso de bots, disparos em massa de mensagens, contratação de influenciadores e utilização de recursos institucionais da Ufac. Também não são permitidos showmícios, carreatas ou eventos com características festivas.

O teto de gastos da campanha é de R$ 70 mil por chapa, valor que pode ser acrescido em até R$ 15 mil em caso de segundo turno.

Votação e resultados

A votação será realizada por meio da plataforma Helios Voting System, acessada pelo site oficial de eleições da Ufac. O eleitor deverá utilizar o ID-UFAC, composto pelo CPF e senha institucional, para acessar o sistema.

A apuração considera o critério de paridade proporcional, em que os votos de docentes, técnicos administrativos e estudantes têm peso igual de um terço cada no resultado final.

Será eleita em primeiro turno a chapa que obtiver 50% mais um dos votos válidos. Caso isso não ocorra, um segundo turno está previsto para o dia 26 de março, com participação das duas chapas mais votadas.

O resultado oficial da consulta será divulgado em 20 de março. O relatório final do processo será encaminhado ao Colégio Eleitoral Especial até 24 de março, e a reunião para elaboração da lista tríplice está marcada para 27 do mesmo mês.

Atual gestão

A atual reitora da Ufac é a professora Guida Aquino, que foi reconduzida ao cargo para o quadriênio 2022/2026, com 3,5 mil votos da comunidade acadêmica. A eleição anterior também ocorreu toda de forma on-line no dia 18 de maio. Como vice-reitor, na mesma chapa, foi eleito o professor Josimar Batista.

Naquela ocasião, mais de 17 mil pessoas estavam aptas a votar, sendo 914 docentes, 16 mil discentes de graduação e pós-graduação e 695 técnico-administrativos.

Os dois estão na direção da Ufac desde 2018, quando foram eleitos, à época, com 59,84% dos votos. A lista tríplice foi encaminhada ao Ministério da Educação.