Rio Branco, AC 17 de março de 2026 14:40
HOME / POLÍTICA / Edvaldo Magalhães cobra governo, defende servidores e pede cumprimento de reunião na Aleac

Edvaldo Magalhães cobra governo, defende servidores e pede cumprimento de reunião na Aleac

Na sessão desta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), saiu em defesa dos servidores públicos e cobrou do governo do Estado o cumprimento de compromissos assumidos com a categoria. Ao iniciar sua fala, o parlamentar cumprimentou os servidores presentes nas galerias, destacando o dia histórico de mobilização da categoria dentro da Casa.

“São trabalhadores e trabalhadoras que frequentam este parlamento há muito tempo, debatendo e lutando por seus direitos. Hoje vivem um momento de completa perda da paciência”, afirmou.

Edvaldo também reconheceu a presença de representantes do setor produtivo da pecuária, ressaltando a importância do diálogo sobre pautas que impactam diretamente a economia rural do estado.

Na sequência, Edvaldo Magalhães fez duras críticas à condução do governo em relação às pautas dos servidores públicos, revelando preocupação com o cancelamento de uma reunião marcada para tratar das reivindicações da categoria. Segundo ele, o secretário Luiz Calixto havia agendado um encontro com representantes sindicais, mas não compareceu. “Os servidores passaram esse tempo todo sendo empurrados com a barriga, com conversa fiada e desculpas. Isso não pode continuar”, criticou.

O parlamentar lembrou que a própria Assembleia garantiu, por meio da Lei Orçamentária, a obrigatoriedade do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores, destacando que os recursos já estão previstos. “O governo precisa cumprir a lei. Quando é para negar direitos, usam a Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas quando é de interesse próprio, passam por cima dela”, afirmou.

Edvaldo também destacou que existem medidas possíveis dentro da legalidade, como a concessão e ampliação de auxílios, que poderiam amenizar a situação dos servidores.

Por fim, fez um apelo direto à Mesa Diretora e ao líder do governo na Aleac, deputado Manoel Moraes, para que intervenham junto ao Executivo. “Peço que entrem em contato com o secretário para que cumpra o que foi acordado, receba os servidores e abra de fato um canal de negociação. Está na hora de atender quem mantém o Estado funcionando”, concluiu.