Rio Branco, AC 29 de abril de 2026 17:39
HOME / POLÍTICA / Eduardo Ribeiro defende convocação de aprovados em concurso da Sefaz para ampliar arrecadação do Estado

Eduardo Ribeiro defende convocação de aprovados em concurso da Sefaz para ampliar arrecadação do Estado

Durante a sessão desta quarta-feira (29) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (Republicanos), voltou a defender a convocação dos candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Segundo o parlamentar, a medida é estratégica para fortalecer a arrecadação estadual e contribuir para o equilíbrio das contas públicas.

Ribeiro reforçou que já tem abordado o tema da convocação dos aprovados da Sefaz em outras oportunidades e destacou que o concurso foi homologado recentemente, com previsão para 2025. Para ele, a contratação de auditores e técnicos da área fiscal é essencial para fortalecer a estrutura da secretaria.

O deputado explicou ainda que ampliar o quadro de profissionais especializados permite ao Estado melhorar sua capacidade de fiscalização e, consequentemente, aumentar a arrecadação. “Quando o Estado contrata servidores da área da Fazenda, ele aumenta sua capacidade de arrecadar. Isso impacta diretamente na situação fiscal e beneficia todo o Estado”, afirmou.

O parlamentar também mencionou que houve discussões no Tribunal de Contas sobre a possibilidade de contratação desses profissionais e que não houve unanimidade entre os conselheiros sobre o entendimento do tema. Diante disso, sugeriu que o governo estadual avalie a possibilidade de buscar uma solução judicial para viabilizar a convocação.

Segundo Eduardo Ribeiro, a Secretaria da Fazenda enfrenta atualmente um quadro reduzido de servidores, o que dificulta o pleno funcionamento das atividades de fiscalização e arrecadação. Para ele, a convocação dos aprovados pode representar um caminho importante para melhorar a gestão fiscal.

“Se for necessário judicializar para que essas contratações aconteçam, que isso seja feito. O importante é que o Estado se movimente para chamar esses profissionais que já passaram no concurso”, ressaltou.

Ao final do pronunciamento, o deputado destacou que o fortalecimento da arrecadação estadual beneficia toda a administração pública, refletindo em melhores condições para investimentos e para o atendimento das demandas da população acreana.