Rio Branco, AC 15 de julho de 2026 15:34
HOME / ESPORTE / Deschamps lamenta derrota, admite superioridade da Espanha e vê França “arrasada”

Deschamps lamenta derrota, admite superioridade da Espanha e vê França “arrasada”

Técnico francês reconhece atuação abaixo do esperado, questiona arbitragem de Iván Barton e destaca que a Espanha foi superior na semifinal disputada em Dallas

O técnico Didier Deschamps não escondeu a frustração após a derrota da França por 2 a 0 para a Espanha, nesta terça-feira, pela semifinal da Copa do Mundo de 2026. Abatido com a eliminação, o comandante francês afirmou que seus jogadores deixaram o gramado “arrasados”, reconheceu a superioridade da equipe espanhola e admitiu que os Bleus ficaram abaixo do nível apresentado ao longo da competição.

Apesar de fazer críticas à atuação do árbitro salvadorenho Iván Barton, Deschamps evitou atribuir a eliminação exclusivamente à arbitragem e assumiu a responsabilidade pelo desempenho da seleção.

Desempenho abaixo e elogios à Espanha

Na entrevista após a partida, o treinador destacou que a França teve dificuldades técnicas e não conseguiu competir em igualdade com a atual campeã mundial.

“Os jogadores estão arrasados, mas temos que ser lógicos: fomos tecnicamente inferiores. A culpa é nossa. Mas vou fazer uma pergunta: o árbitro estava à altura de apitar uma semifinal? Não vou responder a isso. O principal motivo é que estivemos abaixo do nosso nível.”

Deschamps ressaltou que faltaram precisão nos passes e intensidade para enfrentar uma equipe que soube controlar o jogo do início ao fim.

“Faltou-nos precisão técnica e energia. Os espanhóis são muito bons em quebrar ataques com antecipação e circulação de bola. Gostaríamos de ter criado mais problemas para eles.”

Os gols de Mikel Oyarzabal, de pênalti, e Pedro Porro garantiram a classificação da Espanha e impediram que a França disputasse sua terceira final consecutiva de Copa do Mundo.

Campanha valorizada apesar da eliminação

Mesmo decepcionado com o resultado, Deschamps fez questão de destacar a trajetória da seleção francesa no Mundial. Antes da queda na semifinal, a equipe havia conquistado seis vitórias consecutivas e chegou entre as quatro melhores seleções da competição.

O treinador afirmou que a eliminação não apaga o trabalho realizado ao longo do torneio.

“Não conseguimos o objetivo e a decepção é enorme. Mas não tiro o mérito de tudo o que fizemos. Também não posso deixar de reconhecer o mérito da Espanha, que controlou a partida.”

Futuro segue indefinido

Questionado sobre sua permanência no comando da França, Deschamps preferiu não comentar os próximos passos da carreira e concentrou o discurso no legado construído à frente da seleção.

Campeão mundial em 2018, vice-campeão em 2022 e semifinalista em 2026, o treinador destacou o orgulho pelas conquistas acumuladas durante seu ciclo.

“Não é hora de falar sobre o futuro. Estou muito orgulhoso do que construímos. Vivemos muitos momentos felizes levando a França a esse nível. Hoje dói, mas faz parte do futebol.”

França disputa o terceiro lugar

Eliminada da briga pelo tricampeonato, a França agora volta as atenções para a disputa do terceiro lugar. A equipe enfrentará o derrotado da semifinal entre Inglaterra e Argentina no próximo sábado, às 18h (de Brasília), em Miami.

Já a Espanha aguarda o vencedor do outro confronto para disputar a grande final da Copa do Mundo de 2026, marcada para domingo, às 16h (de Brasília), em Nova Jersey.