..::data e hora::.. 00:00:00

Cidades

Em Rio Branco IBGE escolhe Escola de Música para lançar testes para o Censo Demográfico 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na tarde desta quinta-feira, 4, no auditório da Escola de Música do Acre, localizada no conjunto Tucumã, o evento teste para o Censo Demográfico 2022 que, ocorrerá em todo país entre junho e agosto do ano que vem.

Conforme o chefe da Unidade Estadual do órgão, Marco Fábio Esteves, durante todo o mês de novembro e parte do mês de dezembro, um teste para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo, ocorrerá em toda área do Tucumã.

Serão aplicados questionários com abordagens presenciais em vários domicílios. A meta do IBGE é se aproximar ao máximo do real.

“No Acre, o teste será realizado no Conjunto Tucumã, em Rio Branco. Serão oito recenseadores percorrendo seis setores censitários. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia”, disse Marco Fábio Esteves.

O evento contou com a presença do secretário executivo da Associação dos Prefeitos do Acre, Marcos Lucena, os secretários Jonathan Santiago, da Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação (Segati), Cid Ferreira, da Secretaria de Finanças, além de recenseadores, responsáveis pela coleta de campo.

Para Jonathan Santiago o Censo traz uma expectativa para os gestores públicos, especialmente para os prefeitos porque influencia diretamente no FPE e FPM, bem como nos fundos de Educação e Saúde porque são baseados no contingente populacional.

Cid Ferreira ressaltou que para os municípios menores é uma válvula de escape e vai contribuir na melhoria das receitas. “Esses municípios menores, cuja dependência é completa do Fundo de Participação dos Municípios, a atualização do recenseamento, sem sombra de dúvidas, vai identificar e vai dar um aumento aos recursos de fundos desses municípios”, ponderou.

Image
Image

banner mk xl

logo news2