De acordo com a zeladoria da cidade, 70 toneladas foram coletadas somente nas três primeiras noites de folia. Estimativa é de que quase 65 mil pessoas participaram da festa na capital
Quase 120 toneladas de lixo foram recolhidas durante as cinco noites de Carnaval no Centro de Rio Branco. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI).
Conforme o órgão, foi montada uma programação para a execução dos serviços durante o Carnaval, incluindo mutirões de limpeza.
Entre as atividades da operação de limpeza da cidade estão varrição, coleta de lixo e lavagem das vias e praças para garantir a ordem pública após a festa.
Além disso, equipes também trabalharam na manutenção da iluminação pública.
“A operação especial de limpeza foi realizada antes, durante e após os dias de festa, mobilizando equipes extras para garantir a manutenção da ordem e da higiene nos principais pontos de concentração de foliões”, detalhou a instituição.
No volume recolhido de lixo estão:
- latas
- garrafas plásticas
- copos descartáveis
- embalagens
- resíduos orgânicos acumulados em vias públicas, praças e locais de eventos.
“A ação contou com o reforço na varrição, coleta mecanizada e instalação de contêineres extras em áreas estratégicas da cidade”, afirmou o órgão.
O levantamento aponta ainda que a limpeza foi intensificada nas regiões onde houve grande circulação de público.

Público e ocorrências
As cincos noites do Carnaval 2026 em Rio Branco registraram um total de 64.035 pessoas que transitaram nos espaços festivos públicos.
Ao g1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco informou que na última noite de folia foram contabilizadas 18.230 pessoas no período entre 17h de terça (17) e 3h da madrugada desta quarta-feira (18).
Com relação às ocorrências, a PM informou que no total foram registradas 24 conduções em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira, Xapuri, Plácido de Castro e Tarauacá. Nos demais municípios não houve ocorrências. A avaliação, dada pela corporação, é de que as noites foram tranquilas.
Na segunda (16), quarta noite de folia, uma pessoa foi conduzida por roubo em Tarauacá. Na quinta, e última noite de festa, oito pessoas foram conduzidas a delegacias do estado. Confira o balanço nos três primeiros dias.
Entre as ocorrências atendidas estão:
- Ameaça
- Embriaguez
- Furto
- Lesão Corporal
- Porte de Arma Branca
- Posse de Drogas para Consumo
- Tráfico de Drogas
- Vias de Fato
- Mandado de prisão
- Descumprimento de medida protetiva
- Roubo