Rio Branco, AC 15 de fevereiro de 2026 17:45
HOME / GERAL / Bloco de rua ‘Vai Quem Quer’ completa 34 anos em bairro de Rio Branco; conheça história

Bloco de rua ‘Vai Quem Quer’ completa 34 anos em bairro de Rio Branco; conheça história

Festa ocorre neste domingo (15), na Avenida Noroeste, no bairro Tucumã, a partir das 15h. Veja as principais regras estabelecidas para os foliões

O Carnaval em Rio Branco tem como um dos destaques o tradicional Bloco ‘Vai Quem Quer’, também conhecido como Bloco dos Sujos, que deve reunir milhares de pessoas neste domingo (15) no bairro Tucumã. A festa é gratuita e aberta ao público.

A programação tem início às 14h e segue até às 21h. O famoso desfile ocorre na Avenida Noroeste e vai contar com trio elétrico, além da expectativa de grande participação popular. (Veja mais abaixo as principais regras deste ano)

Criado em 1991 a partir de uma reunião de amigos, o bloco mantém a essência do Carnaval de rua, com música, fantasias e ao receber moradores dos bairros vizinhos que se unem em uma só festa.

Com o passar dos anos, o bloco ganhou força e deixou de ser somente uma celebração da comunidade do Tucumã, atraindo até mesmo foliões de outros municípios.

O bloco também é famoso pelo fato de os homens se vestirem de mulheres. O evento tem uma atmosfera eclética e inclusiva, sendo uma de suas marcas a presença de famílias que, em um clima de tranquilidade, reúne crianças, jovens, adultos e idosos que gostam de celebrar o Carnaval.

⚠️Neste ano, somente o bloco do Tucumã obteve a autorização necessária, pelas forças de segurança, para a realização da festa. Não haverá Carnaval de rua em outros bairros.

Bloco Vai Quem Quer, também conhecido como Bloco do Sujo, é um dos mais tradicionais de Rio Branco — Foto: Victor Lebre/g1

Regras e segurança

Após reunião realizada com a Polícia Militar (PM-AC) e outras autoridades, a Associação dos Moradores do Tucumã definiu as regras para o funcionamento e realização do evento. Entre as regras estão:

  1. Não será permitido instalar tendas, barracas, ou outras estruturas para vendas nas ruas ou calçadas. Esses espaços estarão destinados à livre circulação dos foliões, Trio elétrico e demais pedestres;
  2. As vias W1, W5 e W9, do Conjunto Tucumã I, serão interditadas. As ruas estarão destinadas ao livre acesso apenas para moradores, que deverão estar identificados através de adesivos próprios;
  3. Os vendedores fixos, ambulantes e similares, que interessados em comercializar produtos como comidas e bebidas, devem se cadastrar junto ao órgão fiscalizador estadual, a Fundesg;
  4. Além disso, foliões e vendedores não poderão consumir ou vender, dentro da área do Bloco, bebidas em garrafas de vidro;
  5. Também está proibido o uso de som automotivo na avenida do Bloco.

Em caso de descumprimento de uma dessas determinações, medidas serão adotadas como recolhimento de produtos e mercadorias, assim como aplicação de multas e demais restrições.

Ao g1, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas, explicou que a prefeitura não se envolve com a realização dos carnavais de bairro.

Conforme Klowsbey, somente com as autorizações é que os bairros podem solicitar qualquer tipo de apoio para o Executivo Municipal.

“É uma realização deles próprios. Só que, conforme a reunião da Segurança Municipal, Estadual e Federal, eles só podem realizar mediante autorização desses órgãos”, detalhou.