Rio Branco, AC 7 de outubro de 2026 17:32
HOME / POLÍCIA / Aposentado morre após ser espancado dentro de casa durante assalto em Porto Acre

Aposentado morre após ser espancado dentro de casa durante assalto em Porto Acre

Francisco das Chagas Braga de Araújo, de 58 anos, foi atacado por três suspeitos que procuravam dinheiro; vítima morreu dentro da ambulância do Samu

O funcionário público aposentado Francisco das Chagas Braga de Araújo, de 58 anos, morreu após ser agredido durante uma invasão à própria casa, na noite de segunda-feira (5), na Vila do V, em Porto Acre, no interior do estado. Segundo a Polícia Civil, três suspeitos entraram no imóvel à procura de dinheiro que acreditavam estar com a vítima.

De acordo com o delegado Carlos Alberto Bayma, os criminosos teriam sido informados de que Francisco havia recebido uma grande quantia. No entanto, quando invadiram a residência, encontraram apenas R$ 50 com o aposentado.

Ao perceberem que não havia mais dinheiro no local, os suspeitos teriam exigido outros valores e passaram a agredir a vítima. Segundo a investigação, eles utilizaram pedaços de madeira retirados da própria cerca da residência. Ripas e tábuas foram encontradas pelos policiais no imóvel.

“Três suspeitos são procurados pela participação no crime. Eles souberam que a vítima tinha recebido, mas não foi de pagamento. Então pegaram ele e deram uma surra. Ouvimos algumas pessoas, mas nenhuma presenciou as agressões”, afirmou o delegado.

Vítima ainda conversou com policiais após ataque

Mesmo gravemente ferido, Francisco conseguiu conversar com os policiais que foram até a residência após o crime. Conforme a Polícia Civil, ele forneceu informações que podem contribuir para a identificação dos envolvidos.

Os detalhes do relato não foram divulgados para não comprometer o andamento das investigações. Até a tarde desta terça-feira (6), nenhum dos três suspeitos havia sido preso.

O delegado explicou ainda que a relação formal entre as agressões e a morte precisa ser confirmada pelos exames do Instituto Médico Legal (IML).

“O fato de a vítima ter morrido após o ataque ainda precisa ser formalmente comprovado por meio da documentação do IML. Só assim vamos subsidiar as medidas judiciais necessárias aos envolvidos no crime, mas seguimos nas buscas”, destacou Bayma.

Aposentado morreu dentro da ambulância

Vizinhos ouviram os gritos de Francisco e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe iniciou o atendimento no local e tentou estabilizar o aposentado, mas o quadro de saúde dele se agravou rapidamente.

Segundo a Polícia Civil, Francisco apresentou rebaixamento do nível de consciência durante o atendimento. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância do Samu, enquanto era levado para receber atendimento médico.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passou por necropsia. A Polícia Civil continua investigando o caso e realiza buscas para localizar os suspeitos.