Com a chegada das férias e das celebrações de fim de ano, cresce a procura por viagens de lazer. Com isso, Maceió, João Pessoa e Fortaleza estão entre os destinos mais buscados pelos acreanos
Com a chegada das férias, os acreanos têm planejado viagens de lazer, principalmente para destinos litorâneos. O g1 conversou com agências de turismo de Rio Branco e listou os principais destinos para as viagens em 2026. Segundo a lista, a busca é por sombra e água fresca, principalmente no Nordeste do país.
Além das viagens aéreas, excursões terrestres seguem em alta durante o período de férias. Entre os principais destinos estão os passeios para quem busca um atrativo na região, como o Vale das Cachoeiras e o Cacoal Selva Park, localizados no interior de Rondônia.
Entre os lugares mais procurados por viajantes do Acre estão Maceió (AL), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis (SC). Cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Manaus (AM) também aparecem entre as opções, além de Lima, no Peru, como destino internacional.
Os valores das passagens variam conforme o destino e a época da compra. Pacotes de ida e volta para capitais do Nordeste, como Maceió, João Pessoa e Fortaleza, custam a partir de R$ 4 mil, podendo chegar a R$ 5 mil. Segundo agências de turismo os preços tendem a aumentar durante a alta temporada.
Procura por voos
De acordo com a Vinci Airports, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Rio Branco, a malha aérea é dinâmica e varia conforme os dias da semana. Às segundas e sextas-feiras, operam cinco voos. Aos domingos, quartas e quintas-feiras, são quatro voos. Já às terças-feiras e aos sábados, três voos.
Apesar do pouco tráfego, o aeroporto conta atualmente com 28 voos semanais, o que representa cerca de 112 voos mensais e a expectativa do setor é de aumento no fluxo de passageiros ao longo do período de férias.

Opções mais baratas
Para a estudante Maria José Barros de 23 anos, a opção não foi o litoral brasileiro, mas ainda permaneceu entre os destino listados acima: Manaus. Ela viajou de Rio Branco e percorreu mais de 1,3 km de ônibus. A escolha, segundo ela se deu pelos valores mais acessíveis.
“Optei pela ida de ônibus, pois no período de alta temporada, o trecho de avião fica muito caro. Lá em Manaus fiquei na casa de parentes. Assim, meu gasto era somente com alimentação e passeios. É um lugar com paisagens lindas, banhos, represas, cachoeiras, o que ganhou meu coração”, afirmou.
A jovem contou ainda, que a viagem para a capital do Amazonas foi programada desde o mês de agosto, como forma de baratear os custos.
Maria viajou junto com o namorado para visitar os familiares dele durante o final do ano. Entretanto, pela demora para chegar ao destino ela acabou se arrependendo da locomoção.
“Pela experiência que adquiri, recomendo com certeza que vá de avião, assim eu pretendo fazer na próxima vez, pois o trecho da BR-319 [Rodovia que liga Porto Velho à Manaus], está péssimo”, ponderou.
Já o auxiliar de serviços gerais Clebson de Oliveira Lima de 31 anos, escolheu como destino para sair do estado pela primeira vez o parque do Vale das Cachoeiras, em Nova União (RO). Natural de Sena Madureira, no interior do Acre, o homem contou que as férias têm sido encantadoras.
Clebson viajou com a família e optou por se descolar até o estado vizinho de carro, como forma de economizar o trajeto.
“Viagem está sendo maravilhosa, uma descoberta do mundo fora do Acre. Estou na minha primeira experiência e descobrindo um novo mundo a cada dia”, comentou.