Manancial marcou 12 metros na manhã desta quarta-feira (22), segundo a Defesa Civil. Nível está acima da cota de alerta, fixada em 11,80 metros
O Rio Juruá voltou a subir e ultrapassou a cota de alerta, fixada em 11,80 metros, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre. Na manhã desta quarta-feira (22), o manancial marcou 12 metros, conforme medição da Defesa Civil Municipal.
Apesar da elevação, o rio ainda permanece abaixo da cota de transbordo, fixada em 13 metros. A subida ocorre após um período de vazante que havia permitido o retorno de famílias desabrigadas para casa na última quarta-feira (8).
Na ocasião, o Rio Juruá chegou a ultrapassar a cota de transbordo no dia 30 de março, permaneceu nesta marca por mais de uma semana e também foi a quarta vez que o rio transbordou somente este ano. O pico da cheia foi registrado no dia 3 de abril, quando o manancial atingiu 14,10 metros e afetou mais de 28 mil pessoas, o que totalizou 7.087 famílias em 12 bairros da zona urbana, 15 comunidades rurais e três vilas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quarta (22) é de 100% de chance de chuva no município, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas, o que pode influenciar na elevação do nível do rio ao longo do dia.
Historicamente, o período de maior ocorrência de cheias em Cruzeiro do Sul é entre o fim de fevereiro e o início de março, mas há registros também ao longo de abril. Nos últimos anos, as primeiras retiradas de famílias costumam ocorrer quando o rio atinge entre 13,50 metros e 13,60 metros.
A cheia do manancial, registrada no início de abril, afetou bairros e comunidades do município e fez com que 59 famílias fossem levadas a abrigos montados na cidade, bem como outras três levadas a casa de parentes.
A elevação provocou alagamentos, retirada de moradores de áreas de risco, suspensão no fornecimento de energia elétrica para parte das famílias e interrupção no abastecimento de água potável.
Decreto de emergência
Devido às cheias de rios em várias regionais do estado, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) do último domingo (5) e reconhecida pelo governo federal em 14 de abril.
O decreto cita emergência de nível 2 e abrange as cidades de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Plácido de Castro. Após a publicação, a medida também foi reconhecida pelo governo federal.
Estes municípios estão com os respectivos rios em situação de emergência, atingindo a cota de alerta ou transbordamento, ou em estado de atenção por receberem influências de outros mananciais.
Histórico das cheias
No dia 17 de janeiro deste ano, o município passou por uma cheia que afetou cerca de 1.650 famílias, o que correspondia a, aproximadamente, 6,6 mil pessoas. Deste total, ao menos 139 famílias ficaram sem energia elétrica e, consequentemente, sem acesso à água potável. Cinco dias depois, no dia 22, o manancial saiu do cenário de alerta máximo.
Já no dia 31 de janeiro, o Rio Juruá também ultrapassou a cota de transbordo ao atingir 13,12 metros. Dias depois, em 2 de fevereiro, o nível chegou a 13,49 metros e também manteve o município em alerta máximo, segundo a Defesa Civil Municipal. Na ocasião, mais de 6 mil moradores foram afetados direta ou indiretamente pela cheia.
A última enchente ocorreu no dia 24 de fevereiro, há quase dois meses, quando o manancial marcou 13,17 metros e atingiu nove bairros e oito comunidades rurais.
Além disso, a prefeitura decretou situação de emergência no dia 20 de janeiro e a publicação foi feita seis dias depois, após uma sequência de chuvas intensas que provocou o transbordamento dos rios da região e afetou a rotina de moradores da zona urbana e rural.


