Rio Branco, AC 9 de abril de 2026 18:37
HOME / POLÍTICA / Afonso Fernandes defende união política da Amazônia para enfrentar desafios logísticos e impulsionar desenvolvimento regional

Afonso Fernandes defende união política da Amazônia para enfrentar desafios logísticos e impulsionar desenvolvimento regional

O presidente do Parlamento Amazônico, deputado Afonso Fernandes (União Brasil), destacou a necessidade de união entre parlamentares da região durante a segunda reunião ampliada do colegiado, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, em Manaus, na manhã desta quinta-feira (9).

Ao comentar a importância da reunião, Afonso Fernandes ressaltou que uma das prioridades de sua gestão à frente do Parlamento Amazônico é fortalecer a articulação política entre os representantes da região. Segundo ele, o bloco parlamentar possui grande força política no Congresso Nacional e nas assembleias estaduais, mas ainda precisa atuar de forma mais coordenada para enfrentar os desafios comuns da Amazônia.

“O Parlamento Amazônico reúne um terço do Senado, 27 senadores, mais de 80 deputados federais e 252 deputados estaduais. Se todos compreenderem o tamanho dessa força e atuarem de forma integrada, tenho certeza de que conseguiremos avançar na resolução dos problemas históricos da região”, afirmou.

Entre os temas prioritários, o parlamentar destacou a necessidade de melhorar a infraestrutura logística que conecta os estados amazônicos ao restante do país. Ele citou rodovias estratégicas como a BR-364, que liga importantes regiões do Acre, além de outras rotas que impactam diretamente estados como Amazonas e Roraima.

De acordo com o presidente do Parlamento Amazônico, a precariedade das estradas dificulta o desenvolvimento econômico e o acesso da população a serviços e oportunidades. Como exemplo, ele mencionou as dificuldades de deslocamento dentro do próprio Acre.

“Hoje, para sair de Rio Branco e chegar a Cruzeiro do Sul, que é a nossa segunda maior cidade, uma viagem de carro pode levar mais de 15 horas. Como pensar em desenvolvimento se nem dentro do próprio estado conseguimos resolver os problemas de logística?”, questionou.

Outro ponto levantado por Afonso Fernandes foi a necessidade de ampliar os benefícios da Zona Franca de Manaus para outros estados da região. Segundo ele, apesar de existirem incentivos para municípios de fronteira, ainda é necessário avançar na regulamentação para garantir que esses benefícios cheguem de forma mais efetiva a estados como o Acre.

Para o parlamentar, o encontro também busca estabelecer prioridades claras para a atuação do Parlamento Amazônico nos próximos anos. A ideia, segundo ele, é concentrar esforços em pautas estratégicas que possam gerar resultados concretos para a população.

“São muitos problemas a serem resolvidos. Por isso tenho conversado com meus pares sobre a importância de elencarmos pelo menos um tema prioritário. Ao final do nosso mandato, queremos prestar contas à sociedade sobre o que o Parlamento Amazônico conseguiu avançar”, concluiu.