Rio Branco, AC 8 de fevereiro de 2026 21:36
HOME / ESPORTE / São Paulo domina Santos no Morumbis, vence e respira no Paulistão

São Paulo domina Santos no Morumbis, vence e respira no Paulistão

Tricolor aproveita expulsão de Gabriel Menino no primeiro tempo e faz 2 a 0 no Peixe

A pressão deu lugar aos sorrisos. Na noite deste sábado, o São Paulo teve uma atuação dominante no clássico contra o Santos, no Morumbis, venceu por 2 a 0 e respirou no Campeonato Paulista. O Tricolor aproveitou-se da expulsão de Gabriel Menino, ainda no primeiro tempo, para construir a vitória naturalmente, com gols de Tapia e Luciano, logo no início da segunda etapa. São dois resultados positivos consecutivos para Hernán Crespo e companhia, que estrearam com vitória no Brasileirão ao superarem o Flamengo na quarta-feira.

Respiro por um lado…

A vitória no clássico aliviou a situação do São Paulo no Paulistão. Então ameaçado pela zona do rebaixamento, o Tricolor chegou aos sete pontos e agora mira o grupo dos oito classificados. O time só não entrou na zona do mata-mata pelos critérios de desempate.

Pressão pelo outro…

Em contrapartida ao Tricolor, o Santos agora se vê pressionado. São seis partidas sem vencer na temporada e o risco de conviver com a proximidade da zona de rebaixamento do Paulistão. São seis pontos conquistados, dois a mais do que o Noroeste, primeiro time na degola.

Expulsão prejudicou

O domínio apresentado pelo São Paulo cresceu a partir dos 35 minutos da primeira etapa. O meio-campista Gabriel Menino deu um carrinho, derrubou Marcos Antônio e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Peixe com um a menos durante a maior parte da partida.

Reencontro

São Paulo e Santos, após se enfrentarem neste sábado, duelam novamente na quarta-feira. O próximo jogo será disputado na Vila Belmiro e válido pela segunda rodada do Brasileirão. A bola rola a partir das 20h (de Brasília) na Baixada Santista.

Primeiro tempo quente

Um primeiro tempo disputado, com pouca inspiração, e de temperatura alta no Morumbis. Desde o início, o São Paulo permaneceu mais com a posse de bola e dominou os 45 minutos iniciais. Aos 26 e aos 29 minutos, Tapia e Bobadilla assustaram Gabriel Brazão nas melhores chances do Tricolor, que saiu com uma vantagem numérica antes do intervalo.

Depois de receber um cartão amarelo por se desentender com Enzo Díaz, Gabriel Menino cometeu falta perto da entrada da área e recebeu a segunda advertência, deixando o Santos com dez homens aos 35 minutos de jogo. Vojvoda agiu rápido, tirou Miguelito e Rollheiser, e promoveu a estreia de Rony.

Domínio tricolor

Com um a mais, Hernán Crespo abdicou dos três zagueiros, colocou Lucas Moura em campo e viu o São Paulo dominar totalmente o clássico. Não demorou para a imposição se transformar em gols. Logo aos cinco minutos, Gabriel Brazão fez duas grandes defesas, mas não conseguiu evitar o terceiro chute, dado por Tapia, após desvio em Vinicius Lira.

Aos 11, Marcos Antônio deu lindo passe e achou Luciano, que invadiu a área e bateu rasteiro para balançar as redes. A arbitragem, primeiramente, deu impedimento, porém confirmou o gol com a revisão do VAR (árbitro de vídeo). Foi o suficiente para decretar o justo resultado diante de um Santos atônito, que assustou apenas em chute de Barreal parado por Rafael.

Polêmica com a arbitragem

Sabino e Zé Rafael reclamam do comportamento de João Vitor Gobi, que apitou o clássico deste sábado. O zagueiro do São Paulo e o volante do Santos acusaram o árbitro de xingar o lateral Vinicius Lira durante a primeira etapa. Saiba mais aqui.

Público e renda

  • Público: 49.605
  • Renda: R$ 2.305.166,00