Posição de centroavante era uma das mais problemáticas do Peixe nas temporadas anteriores
Santos, SP – Enquanto o Santos ainda sofre para resolver alguns problemas do elenco em outras posições, a de centroavante parece estar totalmente dominada com a chegada de Gabigol. O camisa 9 preencheu uma lacuna importante no plantel e em poucos jogos se tornou titular absoluto.
Gabigol foi contratado para ser dono da posição e assim tem feito, sem deixar margem para concorrência. O Peixe, é bem verdade, sofreu muito no quesito nos últimos anos, com jogadores que passaram sem nem deixar saudade e outros que pouco fizeram.
De 2024 para cá, quando Marcelo Teixeira assumiu a presidência, o Santos teve nove centroavantes diferentes e dois jogadores atuando na posição improvisados: Thaciano e Neymar.
Gabigol tem, por ora, três jogos e dois gols marcados no Paulistão. Gols que deram ao Santos um empate no último minuto contra o Corinthians e a vitória sobre o Novorizontino na estreia.
Julio Furch e Alfredo Morelos, heranças da gestão passada, mal jogaram, mas causaram prejuízo financeiro para os cofres do clube. Willian Bigode e Wendel Silva foram usados durante a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024, bem como Enzo Monteiro.
Deivid Washington chegou no ano passado para assumir mais ou menos um posto parecido com o de Gabigol atualmente, mas nem de longe conseguiu se firmar. Tiquinho Soares, contratado com certa pompa em negociação com o Botafogo, oscilou e está perto de deixar o clube.
Raio-x de bolas na rede dos atuais 9:
- Gabriel Barbosa (2026): 3 jogos, 2 gols
- Tiquinho Soares (2025/26): 40 jogos, 7 gols
- Lautaro Diaz (2025/26): 19 jogos, 3 gols
Luca Meirelles chegou a ser queridinho da torcida, mas logo foi vendido ao futebol ucraniano e pouco pôde mostrar pelo Santos. O mais recente antes de Gabigol foi Lautaro Diaz, que tem sido usado e colaborado taticamente, mas, tecnicamente, ainda deixa a desejar. Hoje, é o reserva de Gabriel.
Assim, dentre tantos problemas para resolver, o Santos parece ter em Gabigol uma escolha segura para a temporada. Resta analisar como será a formação de dupla dele com Neymar, que está perto de voltar a treinar no campo.