Natural de Cruzeiro do Sul, emedebista foi deputada federal por dois mandatos, tem trajetória ligada à saúde e formará com Mailza Assis a primeira chapa totalmente feminina eleita para comandar o estado
A médica ginecologista e obstetra Jéssica Rojas Sales, filiada ao MDB, foi eleita vice-governadora do Acre na chapa liderada por Mailza Assis (Progressistas), vencedora do segundo turno das eleições, realizado no domingo (25). As duas assumirão o comando do Executivo estadual em 2027, com mandato previsto até 2030.
Natural de Cruzeiro do Sul, no interior acreano, Jéssica vem de uma família com tradição política e construiu sua trajetória pública com destaque para a área da saúde. A eleição de 2026 representa um marco para o estado: pela primeira vez, os acreanos escolheram uma chapa integralmente feminina para governar o Acre.
De acordo com os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mailza recebeu 272.635 votos, o equivalente a 66,21% dos votos válidos, contra 139.108 votos (33,79%) de Alan Rick (Republicanos).
Dois mandatos na Câmara dos Deputados
Jéssica Sales exerceu dois mandatos consecutivos como deputada federal pelo Acre, entre 2015 e 2022. Durante sua passagem pela Câmara dos Deputados, teve atuação voltada principalmente à saúde, com defesa da ampliação do acesso da população aos atendimentos e da melhoria dos serviços públicos do setor.
Em 2026, aceitou o convite para integrar a chapa de Mailza na disputa pelo governo estadual. A escolha levou em consideração sua experiência política e sua ligação com o Vale do Juruá, região onde nasceu e construiu parte de sua trajetória pública.
Antes de disputar o governo, Jéssica concorreu à Prefeitura de Cruzeiro do Sul nas eleições municipais de 2024. Na ocasião, foi derrotada pelo atual prefeito, Zequinha Lima (PP), por uma diferença de 197 votos.
Jéssica se coloca à disposição para atuar na Saúde
Durante a votação, Jéssica foi questionada sobre a possibilidade de assumir a Secretaria de Estado de Saúde no próximo governo. A vice-governadora eleita afirmou que está preparada para contribuir com a administração estadual, caso receba o convite de Mailza.
“Se a governadora desejar e me convidar, eu estou pronta para poder servir à nossa população, seja como vice-governadora atuante ao lado dela, seja no cargo de Secretaria de Saúde, porque eu me sinto completamente capacitada, sempre levando o povo à frente e tentando resolver os problemas”, declarou.
A manifestação indica disposição para atuar diretamente na gestão da saúde, embora a definição sobre eventuais funções no secretariado dependa de decisão da governadora eleita.
Mailza destaca experiência política da vice-governadora
Após a confirmação da vitória nas urnas, Mailza Assis elogiou a trajetória política de Jéssica e demonstrou confiança na parceria que será estabelecida à frente do Executivo estadual.
Em entrevista coletiva, a governadora eleita ressaltou a experiência da aliada no Congresso Nacional, sua contribuição para o Acre e a proximidade com a população do Juruá.
“Certamente. A Jéssica tem uma experiência já de política, de deputada federal, atuou lá em Brasília, ajudou muito o nosso estado e é bem querida no Juruá. Então, certamente, seremos duas pessoas muito comprometidas com o nosso estado”, afirmou Mailza.
A declaração reforça a expectativa de uma atuação conjunta entre as duas gestoras na condução das políticas públicas e no atendimento às demandas das diferentes regiões acreanas.
Ex-deputada enfrentou câncer de mama durante o mandato
Em 2021, quando ainda exercia o mandato de deputada federal, Jéssica Sales tornou público o diagnóstico de câncer de mama. A doença exigiu tratamento iniciado no final daquele ano.
Em julho de 2022, a médica anunciou que havia se recuperado do câncer, após passar pelo tratamento. A experiência marcou um período importante de sua trajetória pessoal e ocorreu enquanto ela ainda estava na vida parlamentar.
Agora eleita vice-governadora, Jéssica se prepara para uma nova etapa na carreira política, com a perspectiva de participar diretamente da administração estadual a partir de 2027.


