Rio Branco, AC 9 de fevereiro de 2026 03:09
HOME / GERAL / Com Rio Acre acima da cota de alerta, balseiros se acumulam em ponte de Rio Branco

Com Rio Acre acima da cota de alerta, balseiros se acumulam em ponte de Rio Branco

Retirada dos balseiros começou nesta sexta-feira (16) pelo Deracre. Manancial está a menos de 10 centímetros da cota de transbordo, que é de 14 metros

Com o nível do Rio Acre próximo da cota de transbordamento, que é de 14 metros, as equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) começaram a retirar balseiros acumulados próximos às pontes sobre o rio, em Rio Branco, na manhã desta sexta-feira (16).

Na medição das 5h, segundo a Defesa Civil municipal, o rio marcou 13,90 metros. Já às 9h, o manancial subiu seis centímetros e chegou a 13,96 metros.

Para retirar esses entulhos, o Deracre enviou um barco do tipo rebocador e uma equipe foi montada com profissionais para a retirada dos materiais.

De acordo com o departamento, o acúmulo de entulhos nos pilares de sustentação impossibilita o fluxo das águas, além de comprometer a estrutura das edificações.

Acima da cota de alerta

O rio ultrapassou a cota de alerta pela primeira vez em 27 de dezembro do ano passado, quando o manancial marcou 13,73 metros. Horas depois, a cota de transbordo de 14 metros foi atingida.

O manancial permaneceu cinco dias acima da cota de transbordo, depois começou a recuar e saiu da cota de alerta no dia 2 de janeiro, quando marcou 12,91 metros, permitindo assim o início da limpeza em bairros que foram atingidos pela cheia.

As cotas estabelecidas em Rio Branco são:

⚠️ Atenção: 10 metros
🚨 Alerta: 13,50 metros
❗ Transbordamento: 14 metros

A elevação dos últimos dias ocorre após um período de estabilidade das águas, observado ao longo de quarta-feira (14), em razão do recuo das chuvas, quando o manancial permaneceu em 13,32 metros até a medição das 18h. No entanto, entre a madrugada de quarta e a manhã de quinta, o rio apresentou uma elevação de 20 centímetros.

Além disso, na última segunda-feira (12) foi a quarta vez, desde o dia 9 de dezembro, que o manancial também ultrapassou a cota de atenção de 10 metros, após ficar 13 dias acima desta marca e recuar.