Jonatas Fadell Neves, de 36 anos, sumiu depois que barco com time de futsal virou no Rio Tarauacá na última terça-feira (13). Cinco jogadores sobreviveram e foram resgatados
O corpo do jogador de futsal Jonatas Fadell Neves, de 36 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (15), no Rio Tarauacá, no interior do Acre. O atleta estava desaparecido desde a terça (13), quando a embarcação em que ele viajava naufragou durante o trajeto até o município de Jordão, onde o time participaria da Copa São Sebastião.
Ao g1, a irmã dele, Adriana Fadell, informou que a localização do corpo foi feita por um morador da região ribeirinha, que acionou as autoridades. Após a confirmação, a equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada para realizar o resgate e dar início aos procedimentos legais.
Jonatas viajava com outros cinco atletas do time Nápoles em um barco que seguia para Jordão, uma das cidades de difícil acesso no estado. O grupo tinha previsão de chegada antes do meio-dia de terça (13), mas, ao passar pela Comunidade do Tabocau, a embarcação colidiu com um balseiro e acabou virando.
Dos seis que estavam no barco, cinco conseguiram nadar até a margem e sobreviveram. Eles permaneceram às margens do rio até serem resgatados por embarcações enviadas pela Prefeitura de Jordão, que prestou apoio aos atletas e os levou para a área urbana do município.
Segundo o tenente João Gonzaga, do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, o corpo estava parcialmente enterrado às margens do rio. A equipe de resgate retornará com o corpo de ‘Poeta’, como era conhecido, para a cidade de Tarauacá.
“Não sabemos mais detalhes por conta da dificuldade de comunicação com o local, mas confirmamos que os populares encontraram o corpo a meia hora abaixo do local onde o naufrágio aconteceu”, destacou ao g1.
De acordo com os bombeiros, Jonatas não usava colete salva-vidas e não sabia nadar, o que pode ter dificultado sua sobrevivência.
As buscas começaram apenas na manhã de quarta-feira (14) e foram prejudicadas pela forte correnteza e pela grande quantidade de balseiros no rio. Os militares informaram que os trabalhos foram realizados de forma superficial, seguindo os protocolos de segurança.
Ainda segundo a corporação, a previsão inicial era de que as buscas durassem até três dias, com reavaliação das condições do rio caso o nível das águas diminuísse. Ainda não há informações sobre os rituais fúnebres do atleta.
A Copa São Sebastião começou na tarde de terça-feira e segue até a próxima segunda (19), reunindo equipes de diferentes municípios acreanos.
Família repudiou início de campeonato
A família de Poeta divulgou uma nota de repúdio contra a realização da Copa São Sebastião. A família critica a organização não ter suspendido os jogos da competição após o acidente.
“A decisão de seguir com a programação esportiva, em meio a um contexto de angústia, buscas em andamento e sofrimento coletivo, revela insensibilidade institucional, desumanização do esporte e desrespeito à vida, que deveria ser o valor maior que orienta qualquer prática social, cultural ou esportiva”, diz a nota.
O g1 entrou em contato com a organização da competição e aguarda retorno.